
É verdade que muitas pessoas quando se tornam veganas acabam deixando de comer várias coisas. Aqueles salgadinhos de festa, algumas tortas? Nem pensar!
Coxinha? Jamais!
Mas não precisa ser assim. É que no começo muitas vezes não temos informações suficientes e podemos achar que veganos só comem soja.
Essa é uma crença de muita gente que não conhece o veganismo. Mas é possível comer tudo o que uma pessoa não vegana come, só que na versão vegana, ou seja, apenas com ingredientes vegetais!
Se você sente falta de uma coxinha, por exemplo, você pode comer uma coxinha vegana. A versão mais popular é a de carne de jaca! Isso porque ela substitui o frango em aparência e textura.
Ela é fonte de magnésio, manganês, cálcio, potássio, ferro, fósforo, vitaminas A e B6 além de antioxidantes. Além de nutritiva, seu sabor não deve nada para a carne.
Sinceramente? Se ninguém te disser que está comendo uma torta de jaca, talvez você nem perceba que não é carne.
Então, vamos aprender como fazer a carne de jaca!
Passo A Passo Para Fazer a Carne De Jaca
Para fazer carne de jaca, você deve utilizar uma jaca verde.
1 – Primeiramente você precisa se lembrar de que a jaca solta um líquido bem grudento. Ele pode ser removido mais facilmente se você untar os materiais e locais a serem usados com óleo e sal.
2 – Jaca em mãos e tudo untado vamos ao que interessa: cortamos a jaca para caber na sua panela. Com casca e tudo. Se for uma panela de pressão ela irá cozinhar mais rápido. Mas ela também cozinha em uma panela comum, porém vai demorar e provavelmente será preciso deixar a panela tampada e acrescentar mais água à medida em que for evaporando.
3 – Quando ela estiver macia você vai sentir espetando um garfo. Dependendo do quanto cozinhou ela até começa a desfiar quando você mexer nela.
4 – Espere esfriar um pouco antes de manuseá-la. Pegue os pedaços e retire da casca, pode utilizar uma colher para ajudar. Desfie com as mãos conforme for retirando, é bem fácil, você vai perceber. Retire a semente, que não será utilizada, assim como a casca.
5 – Tudo o que sobrou é sua carne de jaca!
Sugestão de preparo: refogue alho e cebola e coloque a jaca. Acrescente o que quiser: azeitonas, milho, ervilha… E não se esqueça de temperar a gosto: sal, pimenta, cominho, salsinha, cebolinha, tudo o que você tem direito!
Como Utilizar A Carne De Jaca
Agora que você já tem a carne de jaca prontinha, você pode fazer diversas receitas. Você poderá utilizar em recheios como coxinhas, pastéis, tortas, escondidinhos ou no que a sua imaginação mandar!
Aqui na Conveniência Vegana, por exemplo, nós temos a carne de jaca em uma das nossas esfihas e em diversas coxinhas. Temos opções de coxinha de jaca de várias marcas na nossa loja.
Caso você nunca tenha provado a carne de jaca e não queira fazer um monte de uma vez, você pode vir experimentar as nossas opções ou até mesmo levar carne de jaca congelada em menor quantidade. Que tal? É melhor assim para você?
Karen Arroyo